As feridas orais são um assunto observado com muita frequência, mas pouco atento. Mesmo que as feridas orais ocorram por vários motivos, elas podem ser sinal de muitas outras doenças. Portanto, as feridas orais devem receber atenção.
As feridas orais, também chamadas de afta, são as feridas de cor amarela que ocorrem pelo lábio, nas bochechas, na língua ou no palato. O período de recuperação dessas feridas é entre 7 e 10 dias. Essas feridas dão uma dor forte durante a alimentação. Muitas razões são eficazes para a ocorrência de feridas orais.
- Estresse.
- Nutrição errada: Consumindo especialmente alimentos gordurosos e ácidos nocivos. Comer ou beber extremamente quente.
- Distúrbio da prótese dentro da boca e tratamentos dentários errados.
- Não sendo limpo o suficiente e os dentes apodrecendo.
- Morder o lábio ou a língua por engano.
- Falta de B12
- Irritação por pasta de dente
Se as feridas orais ocorrem constantemente, pode ser um sinal de uma doença grave. Especialmente as feridas que ocorrem no mesmo ponto e não passam por 1-2 semanas podem ser o sinal de câncer bucal. A taxa de ocorrência de feridas orais para as pessoas que têm AIDS e doença de Behçet é bastante alta. A afta que continua por muito tempo pode ser sinal de falta de B12 e vitamina Ferro, doenças estomacais e intestinais, estrabismo e distúrbios alimentares.
As feridas orais são sinais de muitas doenças, mesmo que não recebam a devida atenção. Na situação de feridas orais vistas constantemente, o mais saudável é procurar um médico e iniciar um tratamento adequado. Feridas orais que ocorrem como resultado da falta de vitamina, a falta é abolida fazendo uso do suprimento de vitamina. As feridas orais que não são sinal de nenhuma doença são tratadas com cremes apropriados. Fora esses, os que se comprovam ser um sinal de doenças são iniciados medicamentos para prevenir a doença.
Para evitar que as feridas orais avancem e desapareçam em um período mais curto é importante realizar a higiene bucal e não consumir os alimentos que irão alimentá-las. Fora isso, gargarejo com água com sal ou água com carbonato é útil para a limpeza da boca.