O Pé de Moça é um doce típico da culinária brasileira, que tem origem em Minas Gerais, mas que hoje é consumido em todo o país. Trata-se de uma sobremesa composta por uma massa feita de açúcar, leite condensado, leite, margarina e amendoim torrado, que é cozida até atingir o ponto de corte.
Apesar de ser uma delícia que agrada muita gente, o Pé de Moça é uma guloseima bastante calórica. Uma única unidade de 51 gramas conta com cerca de 316 calorias. Ou seja, se você está seguindo uma dieta de baixa caloria, precisa ficar atento ao consumi-lo.
Porém, para quem faz exercícios e precisa de uma carga calórica maior para aguentar os treinos, o Pé de Moça pode ser uma excelente fonte de energia. Afinal de contas, ele é rico em carboidratos, gorduras e proteínas, elementos essenciais para quem deseja ter um bom desempenho físico.
Além disso, o amendoim presente no Pé de Moça é um alimento bastante nutritivo, que oferece uma série de benefícios para a saúde. Ele é rico em ômega-3, ômega-6, vitaminas do complexo B, vitamina E e antioxidantes. Também é fonte de fibras, proteínas e ácido fólico, que ajudam a reduzir o risco de doenças cardiovasculares e derrames.
Apesar de ser uma sobremesa rica em calorias, é possível incluir o Pé de Moça em uma dieta equilibrada, desde que sejam feitas algumas adaptações. Por exemplo, é possível trocar o açúcar pela stevia, que é um adoçante natural que tem baixo teor calórico, sem alterar muito o sabor do doce.
Outra dica é evitar o consumo exagerado e optar por consumir o Pé de Moça como um agrado eventual. Ou seja, ele pode ser uma sobremesa para um jantar especial ou uma comemoração, mas não deve fazer parte da rotina alimentar diária.
Por fim, é importante lembrar que mesmo sendo uma sobremesa calórica, o Pé de Moça não é o único vilão da alimentação. Existem outros alimentos que podem ser ainda mais calóricos, como refrigerantes, frituras e sorvetes, por exemplo. Por isso, o importante é ter moderação e equilíbrio na hora de escolher o que colocar no prato. E lembrar que, como tudo na vida, o segredo está no equilíbrio e na variedade.
Valores Nutricionais de 1 unidade (51 g) Pé de Moça
Unidade | Valor |
Calorias (kcal) | 316 kcal |
Gordura (g) | 16 g |
Carboidratos (g) | 32 g |
Proteína (g) | 9 g |
Quebra de calorias: 47% gordura, 42% carboidratos, 12% proteína
Vou ganhar peso se consumir 1 unidade (51 g) Pé de Moça?
Quanto à questão de saber se 1 unidade (51 g) Pé de Moça vai fazer você ganhar peso, como você pode ver no topo, 1 unidade (51 g) Pé de Moça é 316 calorias. Se consumirmos constantemente o produto 1 unidade (51 g) Pé de Moça, que está no grupo de produtos de média caloria, isso causará ganho de peso. É a escolha certa consumir 1 porção ao dia ou como porção a cada 2-3 dias. Lembre-se, o excesso de qualquer produto faz você ganhar peso. Na verdade, é sempre recomendado que deixemos o produto que consumimos antes de estarmos totalmente saciados. Para responder à sua pergunta, se consumirmos o produto 1 unidade (51 g) Pé de Moça com moderação e ocasionalmente, isso não causará ganho de peso. Devemos parar com o consumo excessivo.
O que devemos fazer se consumirmos 1 unidade (51 g) Pé de Moça?
Você consumiu 1 unidade (51 g) Pé de Moça produto com 316 calorias, que está no grupo de produtos de média caloria, e está se perguntando como queimar as calorias que ingere. Como o produto 1 unidade (51 g) Pé de Moça está no grupo de alimentos de média caloria, você pode queimar 316 calorias sem muita dificuldade. Se você acha difícil fazer para queimar calorias, você precisa prestar atenção ao que você come. Na tabela abaixo, mostramos como queimar 316 calorias.
- 52 MinuAndar
- 24 Minu Corre
- 45 Minu Ciclo
- 31 Minu Nadar
* Você queimará 316 calorias depois de praticar um dos esportes acima.